SSP-AM registra em abril o menor número de homicídios dos últimos 21 anos em Manaus

Capital amazonense contabilizou 22 homicídios dolosos no mês; segundo a SSP-AM, resultado é atribuído à atuação integrada das forças de segurança e aos investimentos do Governo do Amazonas
Redação Imediato Online
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou, em abril deste ano, o menor número de homicídios dolosos para o mês em Manaus nos últimos 21 anos. De acordo com os dados divulgados pelo órgão, a capital amazonense contabilizou 22 casos no período.

Segundo a SSP-AM, o índice é o menor da série histórica para o mês de abril. O último registro próximo ao número atual ocorreu em 2005, quando Manaus teve 17 homicídios dolosos contabilizados.

O resultado, conforme a secretaria, é atribuído aos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas na área da segurança pública e à atuação integrada da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

O secretário interino da SSP-AM, Anézio Paiva, afirmou que o trabalho conjunto das forças de segurança tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade na capital.

Segundo ele, o policiamento foi reforçado em pontos estratégicos da cidade, aliado ao uso de tecnologia, inteligência e operações integradas.

A SSP-AM destacou ainda a atuação da Operação Segurança Presente, iniciativa do Governo do Amazonas que ampliou a presença da Polícia Militar em áreas consideradas estratégicas de Manaus. Conforme o órgão, a medida tem contribuído para maior agilidade no atendimento das ocorrências e aumento da sensação de segurança da população.

Ainda de acordo com Anézio Paiva, enquanto a Polícia Militar atua na prevenção, a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnico-Científica fortalecem as investigações e a produção de provas técnicas para subsidiar prisões e pedidos de prisão.

Redução nos casos de feminicídio
Outro dado apresentado pela SSP-AM aponta que Manaus encerrou o mês de abril sem registros de feminicídio.

A delegada Marília Campello, do Núcleo de Combate ao Feminicídio (NFC), afirmou que o resultado reflete as ações preventivas e o enfrentamento à violência doméstica desenvolvidos pelos órgãos de segurança.

Segundo a delegada, desde a implantação do núcleo, em agosto de 2020, houve maior agilidade nas investigações e na responsabilização dos autores dos crimes.

Carregar Comentários