O governador do Amazonas, Wilson Lima, visitou nesta quarta-feira (27) a unidade do Programa Prato Cheio localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus. Durante a agenda, o chefe do Executivo estadual destacou a atuação do programa no fortalecimento da rede de proteção social e no combate à insegurança alimentar.
A visita ocorreu dias após a divulgação de um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que apontou crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Amazonas. Segundo o levantamento, o estado passou de 0,674 para 0,767 nos indicadores sociais.
Durante a visita, Wilson Lima conversou com moradores atendidos pela unidade e afirmou que programas sociais contribuem para o atendimento da população em situação de vulnerabilidade.
Segundo o governador, o Programa Prato Cheio integra uma série de ações sociais implementadas pelo Governo do Amazonas, entre elas o Auxílio Estadual Permanente e o apoio a instituições sociais.
Criado para combater a fome e ampliar o acesso à alimentação, o Programa Prato Cheio possui atualmente 44 unidades em funcionamento no Amazonas, sendo 18 na capital e 26 no interior do estado.
Dados do governo apontam que, entre 2019 e março de 2026, o programa ultrapassou a marca de 20,1 milhões de refeições servidas. Desse total, 11,7 milhões foram distribuídas em Manaus e 8,4 milhões em municípios do interior.
A unidade do bairro Alvorada funciona na modalidade Restaurante Popular e foi inaugurada em março de 2022. O espaço oferece refeições ao valor simbólico de R$ 1,00 para moradores da zona Centro-Oeste da capital.
Desde a inauguração, a unidade já serviu mais de 356 mil refeições, segundo informações divulgadas pelo Governo do Amazonas.
Além das refeições subsidiadas, o programa também disponibiliza alimentação gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social em diferentes regiões do estado.