O ministro da Justiça, Sérgio Moro, publicou no “Diário Oficial” desta quinta-feira (22) a autorização de envio da Força Nacional de Segurança para cinco cidades: Ananindeua (PA); Cariacica (ES); Goiânia (GO); Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).
O envio da Força Nacional será uma ação inicial do programa. Neste primeiro momento, as tropas vão atuar no policiamento ostensivo para garantir a ordem pública e segurança da população. Também farão parcerias e ações de inteligência com as polícias militar, civil e rodoviária.
Nos próximos dias, o presidente Jair Bolsonaro vai assinar com governadores e prefeitos das cidades escolhidas os chamados contratos locais de segurança.
Com isso, o “Em frente, Brasil” vai começar nessas localidades. A ideia do governo é adotar uma série de ações “transversais e multidisciplinares” para atacar as causas da violência, de acordo com as características de cada região. Serão tomadas medidas, por exemplo, nas áreas de educação, esporte, lazer, cidadania, cultura e empreendedorismo.
A expectativa do governo é, depois, estender o programa para outras cidades do país. Além do Ministério da Justiça, fazem parte da ação o dos Direitos Humanos, da Economia, Educação, Cidadania, Saúde e a Casa Civil.
Segundo um site de notícias do Globo, a medida faz parte de um programa-piloto do governo federal, chamado “Em frente, Brasil”, criado para combater crimes violentos, principalmente homicídios. As cinco cidades foram escolhidas por apresentarem altos índices de violência.
LEIA MAIS
- Motociclista morre após bater contra muro no bairro Nossa Senhora das Graças
- Polícia Civil divulga imagens de seis pessoas desaparecidas em Manaus e pede ajuda da população
- Suspeito de tráfico é preso com drogas e dinheiro durante ação da Rocam em Novo Aripuanã
- Veja vídeo: Incêndio atinge área de vegetação no Grande Vitória após queima de fogos
- Casal é preso por tráfico de drogas durante operação policial em Eirunepé