Na manhã de quinta-feira (29), foram flagradas várias áreas desmatadas recentemente e pelo menos 15 incêndios ativos no sul do Amazonas. Apuí, a 1 mil quilômetros de Manaus, é o município com mais concentração de queimadas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O primeiro sinal de queimada surge no meio da floresta, já na área do Amazonas. No local as chamas consomem uma derrubada nas proximidades da BR-230, conhecida como Transamazônica.
Nas proximidades do rio Aripuanã existem pelo menos dois incêndios em andamento, tanto na área que foi desmatada quanto na vegetação amazônica. Deste trecho em diante os pontos de queimadas aumentam gradativamente e, consequentemente, formam uma gigante nuvem de fumaça sobre a floresta.
No município de Apuí, foram flagrados pelo menos sete focos com poucos quilômetros de distância um do outro. De cima é possível constatar que as chamas estão fora de controle e, além da área desmatada para ser queimada, o fogo já invadiu a mata fechada.
Também em Apuí, brigadistas socorreram dois tamanduás-mirins durante um incêndio florestal. Os dois sobreviveram após atendimento de primeiros socorros do Ibama, que também atua na região.
LEIA MAIS
- Terror em plena rua: duas jovens são assaltadas no Nossa Senhora das Graças, em Manaus
- Veja: Bebê é retirado com vida dos escombros após terremoto de grande maginitude na Venezuela
- Advogado esclarece dúvidas sobre divisão de bens, união estável e guarda dos filhos em casos de divórcio
- Veja: Helicóptero mostra destruição após terremotos na Venezuela; prédios ficam reduzidos a escombros
- Polícia Civil divulga imagens de seis pessoas desaparecidas em Manaus e pede ajuda da população