Boa Vista amplia o número de agentes de saúde e de combate a endemias

Boa Vista amplia equipe de combate a doenças como dengue, zika e chikungunya com mais de 200 novos agentes.
Redação Imediato Online
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

PAÍS| Diante do cenário no Brasil do aumento de casos de dengue, a Prefeitura de Boa Vista empossou na manhã deste sexta-feira (2), 211 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 30 Agentes de Combate a Endemias (ACE) aprovados em processo seletivo simplificado em 2023, para auxiliar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como dengue, zica e Chikungunya. Os novos profissionais vão reforçar a rede municipal de saúde, que passa a contar com o total de 515 ACS e 163 ACE no quadro de funcionários.

Os ACS são responsáveis por realizar visitas domiciliares e acompanhar as famílias cadastradas nas unidades básicas de saúde, orientando sobre a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Eles também fazem a ponte entre a comunidade e os serviços de saúde, facilitando o acesso e a resolução dos problemas de saúde da população.

Os ACE, por sua vez, atuam no controle de vetores e pragas urbanas, como os mosquitos transmissores de Dengue, Zika e Chikungunya. Eles realizam ações de inspeção, tratamento e eliminação de focos desses insetos, bem como de educação em saúde e mobilização social.

Com a nova contratação, o atual cenário do município fica com 141 equipes de Estratégia Saúde Família, uma média de 3 a 4 ACS por grupo.

Carregar Comentários